Capacidade de Perdoar
Um chamado real na vida do casal
Rev.
Ricardo Borba Weingart
Textos:
"Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem, para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus. Ele faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e envia chuva sobre justos e injustos. Se amardes os que vos amam, que recompensa tereis? Não fazem os cobradores de impostos também o mesmo? E se saudardes somente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os gentios também assim? Sede vós, pois, perfeitos, como perfeito é o vosso Pai que está nos céus." (Mateus 5.43-48);
"Perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores. Não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal. Porque teu é o reino e o poder, e a glória para sempre. Amém. Pois se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós." (Mateus 6.12-14)
"E quando estiverdes orando, se tendes alguma coisa contra alguém, perdoai, para que vosso Pai, que está nos céus, vos perdoe as vossas ofensas. [Mas se vós não perdoardes, também vosso Pai, que está nos céus, não vos perdoará as vossas ofensas.]" (Marcos 11.25 e 26).
Precisamos estender a realidade do perdão para a prática dos nossos relacionamentos. Quando alguém faz algo que nos chateia, podemos ter a propensão para guardar algum sentimento com relação a essa pessoa. Não quer dizer que isso vai acontecer invariavelmente. Mas pode acontecer de guardarmos alguma amargura, algum rancor etc., mas que são "doenças graves" que crescem continuamente se não forem tratadas.
A proximidade de Deus possibilita a diminuição da chance do aparecimento desses sentimentos de aversão. Só podemos lidar com essas "doenças" se houver sinceridade de diálogo, já que o relacionamento pede transparência, consciência limpa.
Observando os textos Bíblicos acima citados, vemos que o perdão é o "remédio" contra essas "doenças", além de ser uma fonte que libera os relacionamentos, abrindo todas as portas para o mesmo. O remorso e o arrependimento são situações distintas e que podem aparecer nas situações de perdão. Devemos sempre ter em mente qual é o plano de Deus para nossa vida (santidade), sendo esse o chamado feito por Ele: alcançar a estatura de Cristo. Isso deve nortear os nossos relacionamentos conjugais.
Noivas
Evangélicas na Web.
|